sábado, 14 de fevereiro de 2015

Valentine's Day

Encontrei várias histórias por traz da celebração desta data, mas a que mais me encantou conta que o Dia de São Valentim (Valentine's Day), tem origem num acontecimento ocorrido no século III na cidade de Terni, nos arredores de Roma.

Sob o governo de Claudius II, e envolvida em sangrentas campanhas militares, o recrutamento de novos soldados era difícil pois os homens não queriam abandonar suas amadas. Diante disto o imperador proibiu noivados e casamentos em Roma. Foi o Bispo de Terni, Valentim que percebendo a injustiça da proibição e contrariando o Imperador, continuou abençoando a união dos apaixonados. Furioso, o Imperador, ordenou a decapitação do bispo Valentim, em 14 de Fevereiro de 270. Em 498, o bispo Valentim foi santificado pelo Papa Gelasius e o dia da sua morte passou a ser relacionado aos apaixonados.

Mas foi a americana Esther Howland quem fez o Valentine’s Day tão popular, ao produzir em grande quantidade lembranças para comemorar a data, que celebra não só o amor dos “amantes”, mas também o carinho entre amigos e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário